Turma 2009.1


Olá turma!

Este semestre nossa monitora será a aluna Fernanda Bitencourt, que acompanhará as aulas e estará disponível para tirar dúvidas on-line, através do e-mail da disciplina e pelo blog!

Esse blog foi criado para facilitar o acesso aos conteúdos abordados em sala de aula, orientando vocês com datas e programações, além de servir para trocarmos idéias e compartilharmos dúvidas e sugestões... este será nosso ponto de encontro virtual!

Aqui vamos publicar resumos sobre o que aconteceu nas aulas, dicas para as tarefas que devem ser desenvolvidas ao longo da semana, comentários sobre textos, filmes e exposições indicados como atividades complementares.

Em breve, vocês também poderão encontrar no nosso blog uma galeria com fotos e depoimentos sobre os melhores trabalhos desenvolvidos na disicplina.

Os conteúdos serão atualizados semanalmente e todas as datas e informações sobre nosso cronograma estão disponíveis aqui!

Então, sejam bem-vindos!


sábado, 21 de fevereiro de 2009

Aula 2 – Introdução à Semiótica (16/03/09)



1. Atividades desenvolvidas:


Parte I:


  1. Aula expositiva: breve panorama sobre Semiótica e Design no Século XX. (temática introdutória aos estudos da Semiótica na disciplina DIN126)


Parte II:

  1. Apresentação de Seminário: pesquisa sobre a representação simbólica nas dicotomias masculino/feminino, sagrado/profano e nas analogias feminino-sagrado, masculino-profano. Atividade desenvolvida a partir da apreciação do filme "O Código Da Vinci".
  2. Debate: Símbolo X Código: diferenças e aproximações no desenvolvimento social da linguagem.

2. Conteúdos abordados:


Parte I:

  • O que é Semiótica (apresentação conceitual);
  • Como acontece o estudo da semiótica (estrutura lógica);
  • Principais linhas teóricas;
  • A relação da semiótica com outras áreas do conhecimento;
  • O que abordar, ou como aproveitar, os conteúdos advindos de outras ciências;
  • Por que surgiu a semiótica;
  • Como podemos utilizar a Teoria Semiótica na rotina de Projetos de Design.


Parte II:

  • O uso social da linguagem;
  • O uso de Símbolos e Códigos na sociedade e os processos de conformação de seus significados;
  • Contribuições da Semiótica para a compreensão desses processos de significação e seus desdobramentos sociais;
  • A importância do domínio desses conteúdos para o designer.


3. Atividade de Fixação: introdução à análise semiótica

(para aula 3, dia 02/03/09)

  • Concluir a leitura do texto introdutório, indicado como referência básica, marcando as principais dúvidas para serem debatidas em sala.
  • Escolher dois objetos que façam parte do seu cotidiano: o primeiro deve ser um objeto que considerem bem desenvolvido comunicacionalmente e o segundo um objeto que considerem mal desenvolvido a nível de comunicação. Os dois objetos devem ser apresentados na aula e utilizados no debate, servindo como instrumento de aprendizagem.

Nenhum comentário:


Download do texto de referência para aulas 1 e 2 (link)