1. Atividades desenvolvidas:
Parte I:
- Aula expositiva: breve panorama sobre Semiótica e Design no Século XX. (temática introdutória aos estudos da Semiótica na disciplina DIN126)
Parte II:
- Apresentação de Seminário: pesquisa sobre a representação simbólica nas dicotomias masculino/feminino, sagrado/profano e nas analogias feminino-sagrado, masculino-profano. Atividade desenvolvida a partir da apreciação do filme "O Código Da Vinci".
- Debate: Símbolo X Código: diferenças e aproximações no desenvolvimento social da linguagem.
2. Conteúdos abordados:
Parte I:
- O que é Semiótica (apresentação conceitual);
- Como acontece o estudo da semiótica (estrutura lógica);
- Principais linhas teóricas;
- A relação da semiótica com outras áreas do conhecimento;
- O que abordar, ou como aproveitar, os conteúdos advindos de outras ciências;
- Por que surgiu a semiótica;
- Como podemos utilizar a Teoria Semiótica na rotina de Projetos de Design.
Parte II:
3. Atividade de Fixação: introdução à análise semiótica
(para aula 3, dia 02/03/09)
- Concluir a leitura do texto introdutório, indicado como referência básica, marcando as principais dúvidas para serem debatidas em sala.
- Escolher dois objetos que façam parte do seu cotidiano: o primeiro deve ser um objeto que considerem bem desenvolvido comunicacionalmente e o segundo um objeto que considerem mal desenvolvido a nível de comunicação. Os dois objetos devem ser apresentados na aula e utilizados no debate, servindo como instrumento de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário