1. Apresentação da disciplina: DIN126
- Objetivos Gerais: introduzir os alunos nos estudos da semiótica; fornecer aparato teórico para que desenvolvam projetos gráficos fundamentados comunicaionalmente; possibilitar, a partir de estudos de casos e desenvolvimento de mini-projetos, que os alunos compeendam semiótica como uma ciência aplicada no fazer do Design Gráfico e de Produto.
- Metodologia: a disciplina será desenvolvida em três módulos. O módulo I é teórico e pretende apresentar os conceitos básicos. O módulo II é aplicado e pretende apresentar a aplicação desses conceitos na desenvolvimento gráfico de um projeto. O módulo III é um encontro entre teoria e aplicação e visa a elaboração gráfica e conceitual de um produto.
- Conteúdos Gerais: Introdução à teoria da comunicação de massa; introdução a história da semiótica; principais teórcios e principais fundamentos semióticos; teoria semiótica aplicada ao design (Charles S. Peirce, segundo Lucia Santaella);
- Avaliações: continuada, através de seminários e debates semanais (5 seminários, valendo de 0,0 a 2,0 cada); formal, através de provas teóricas (GQ1 e GQ2, valendo de 0,0 a 10,0 cada) e defesa de trabalho final (GQ3, valnedo de 0,0 a 10,0).
- Lançamento de graus: cada nota lançada (GQ1, GQ2 e GQ3) será equivalente à média das notas obtidas nos seminários e na avaliação formal.
2. Introdução à Semiótica: (para aula 2, dia 16/02/09)
Conteúdo abordado:
- Símbolos e Códigos (masculino X feminino, profano X sagrado)
Instrumento de aprendizagem:
- Filme: "O Código Da Vinci"
- Pesquisar o significado dos conceitos de símbolo e código, as principais semelhanças e diferenças entre eles e suas representações simbólicas nas alegorias que tratam dos universos feminino/sagrado e masculino/profano.
Apresentação: Seminário, em grupo, dia 16/02/09.
- Até 4 alunos/grupo: Tema A: Masculino/Feminino; Tema B: Sagrado/Profano; Tema C: Masculino/Profano; Tema D: Feminino/Sagrado.
Valor da atividade: 0,0 (zero) a 2,0 (dois)
*O trabalho não poderá ser apresentado em outra data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário