Turma 2009.1


Olá turma!

Este semestre nossa monitora será a aluna Fernanda Bitencourt, que acompanhará as aulas e estará disponível para tirar dúvidas on-line, através do e-mail da disciplina e pelo blog!

Esse blog foi criado para facilitar o acesso aos conteúdos abordados em sala de aula, orientando vocês com datas e programações, além de servir para trocarmos idéias e compartilharmos dúvidas e sugestões... este será nosso ponto de encontro virtual!

Aqui vamos publicar resumos sobre o que aconteceu nas aulas, dicas para as tarefas que devem ser desenvolvidas ao longo da semana, comentários sobre textos, filmes e exposições indicados como atividades complementares.

Em breve, vocês também poderão encontrar no nosso blog uma galeria com fotos e depoimentos sobre os melhores trabalhos desenvolvidos na disicplina.

Os conteúdos serão atualizados semanalmente e todas as datas e informações sobre nosso cronograma estão disponíveis aqui!

Então, sejam bem-vindos!


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Aula 1 - Apresentação (09/02/09)

1. Apresentação da disciplina: DIN126

  • Objetivos Gerais: introduzir os alunos nos estudos da semiótica; fornecer aparato teórico para que desenvolvam projetos gráficos fundamentados comunicaionalmente; possibilitar, a partir de estudos de casos e desenvolvimento de mini-projetos, que os alunos compeendam semiótica como uma ciência aplicada no fazer do Design Gráfico e de Produto.
  • Metodologia: a disciplina será desenvolvida em três módulos. O módulo I é teórico e pretende apresentar os conceitos básicos. O módulo II é aplicado e pretende apresentar a aplicação desses conceitos na desenvolvimento gráfico de um projeto. O módulo III é um encontro entre teoria e aplicação e visa a elaboração gráfica e conceitual de um produto.
  • Conteúdos Gerais: Introdução à teoria da comunicação de massa; introdução a história da semiótica; principais teórcios e principais fundamentos semióticos; teoria semiótica aplicada ao design (Charles S. Peirce, segundo Lucia Santaella);
  • Avaliações: continuada, através de seminários e debates semanais (5 seminários, valendo de 0,0 a 2,0 cada); formal, através de provas teóricas (GQ1 e GQ2, valendo de 0,0 a 10,0 cada) e defesa de trabalho final (GQ3, valnedo de 0,0 a 10,0).
  • Lançamento de graus: cada nota lançada (GQ1, GQ2 e GQ3) será equivalente à média das notas obtidas nos seminários e na avaliação formal.


2. Introdução à Semiótica: (para aula 2, dia 16/02/09)


Conteúdo abordado:

  • Símbolos e Códigos (masculino X feminino, profano X sagrado)

Instrumento de aprendizagem:

  • Filme: "O Código Da Vinci"
Atividade de fixação:

  • Pesquisar o significado dos conceitos de símbolo e código, as principais semelhanças e diferenças entre eles e suas representações simbólicas nas alegorias que tratam dos universos feminino/sagrado e masculino/profano.

Apresentação: Seminário, em grupo, dia 16/02/09.

  • Até 4 alunos/grupo: Tema A: Masculino/Feminino; Tema B: Sagrado/Profano; Tema C: Masculino/Profano; Tema D: Feminino/Sagrado.
Recursos para apresentação: multimídia

Valor da atividade: 0,0 (zero) a 2,0 (dois)

*O trabalho não poderá ser apresentado em outra data.

Nenhum comentário:


Download do texto de referência para aulas 1 e 2 (link)